Sortelha, uma das mais belas e antigas vilas de Portugal... | Investigação CHP

30-11-2020

A Cenas Históricas regressa em grande, depois de uns meses, agora com o tema Sortelha - Aldeia Histórica. Aqui temos uma nova INVESTIGAÇÃO CHP!!!


Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um castelo do séc. XIII, possibilita às pessoas, recuar aos séculos passados, com as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou ao pé da igreja renascentista. 


O Antigamente...

Sortelha é uma das Aldeias Históricas de Portugal. É uma aldeia antiga e pequena e tem um castelo.

Esta vila fronteiriça de fundação medieval, que teve um foral concedido em 1228, só irá perder este estatuto com a reorganização administrativa do estado liberal no séc. XIX. 

A aldeia constitui um espaço urbano medieval (entre os séc. XIII-XIV) que foi bastante alterada no tempo Manuelino (séc. XVI) e na centúria de seiscentos. A estrutura ainda está parecida, pois as exigências defensivas que estão na origem desapareceram e posterior utilização do castelo medieval, a sua população preferiu instalar-se na vila, em zona mais fértil e menos acidentada, não sofrendo portanto o espaço dentro de muros adaptação considerável às condições de vida dos séculos mais recentes.

Dois espaços fundamentais configuravam Sortelha. No ponto mais elevado, está o Castelo: era exclusivamente militar, marcado pelo perfil da Torre de Menagem; no seu interior ainda se pode ver a Cisterna, para o abastecimento de água e uma Porta Falsa. A serpentear o cabeço e tomando-lhe a forma oval, levantou-se a muralha, no seio da qual se estabeleceu a população da antiga vila. Era um espaço fechado que comunicava com o exterior através das portas abertas: a este está a Porta da Vila, oeste está a Porta Nova, e, a noroeste está a Porta Falsa, e ainda tinha uma saída de recurso junto ao Castelo. O perímetro de defesa contava principalmente com a Torre do Facho, bem como com outra torre de vigia na Porta da Vila.

 A malha urbana, pouco densa e composta por quarteirões muito irregulares, estrutura-se a partir de um eixo principal, de ligação entre as portas da Vila, composto pela Rua da Fonte e Rua Direita. Como espaços urbanos mais significativos surgem: o Largo do Corro, amplo terreiro aberto à entrada nascente da Vila, onde se ergue uma árvore secular e se destaca uma Fonte de mergulho medieval ou quinhentista; o Largo do Pelourinho, onde se localiza a Casa da Câmara e Cadeia e o Pelourinho, constituindo além do mais a zona de acesso ao Castelo; o Largo da Igreja, de limites imprecisos e que funciona como articulação viária entre a Rua da Fonte e a Rua Direita; e por fim, um espaço muito específico, formado extramuros, junto à Porta Nova: ladeando o troço da Calçada Medieval, ligação antiga da vila à Ribeira da Cal ao Casteleiro, encontram-se as ruínas da Igreja de Santa Rita, o antigo Hospital da Misericórdia, do séc. XVII (reaproveitamento de uma gafaria medieval) e, junto ao cemitério, a Capela de Santiago.

Aqui, as casas são normalmente de dois pisos, construída com materiais da região. Usa-se uma planta retangular, localizando-se a loja no piso térreo e a habitação no superior. O acesso faz-se por escada interna em madeira, ou através de escadas exteriores, sendo raro o alpendre. O número de portas e janelas é reduzido ao essencial, e muito pontualmente surgem decoradas (janela estilo manuelino, moldura de meia cana, elementos estruturais biselados). Nesta arquitetura destacam-se algumas habitações que têm na fachada pormenores mais cuidados e que, por vezes, correspondem a uma identidade social do ocupante - Casa do Escrivão, Casa do Governador e Casa do Juiz.


O Que Há Para Ver Em Sortelha?

Embora seja uma vila pequena, Sortelha tem muitas coisas para ver que são interessantíssimas.

Temos vários locais para visitar, como por exemplo: 

  • OS "LAGARTIXOS" - Sortelha é uma aldeia enfeitada com penedos e barrocos, onde as casas se encostam e assentam. Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de "lagartixos" dado aos seus habitantes.
  • BRACEJO- O Bracejo é uma planta delgada que se apresenta em touceiras, em zonas de média altitude e em terrenos secos. É um alimento muito apreciado pelos ruminantes, sobretudo os bovinos. É utilizado desde tempos antigos para tecer, de forma entrelaçada, vários objetos de uso doméstico e decorativo, nomeadamente esteiras, cestaria, bases várias e aquilo que a imaginação pudesse criar. É vulgarmente utilizado em vassouras, um dos usos que ainda continua a ter.
    O Bracejo é uma planta que se recolhe no campo e, com a ajuda da ráfia e da agulha, entrelaçam-na transformando em singulares objetos.
  • CABEÇA DA VELHA - Nesta região de acidentado relevo e de escasso revestimento vegetal há muitas formações graníticas de aspeto bizarro que, modelados pelos agentes erosivos naturais (vento e chuva), formam curiosas formas fantasiosas que decoram e alegram o cenário envolvente a Sortelha. Muitas delas possuem diversos topónimos sugestivos associados e até algumas lendas. Em Sortelha destaca-se a conhecida Cabeça da Velha, pela sua fisionomia que lembra um rosto envelhecido pela idade.

  • CASA ÁRABE - Na Rua Da Mesquita encontra-se a Casa Árabe, situada perto da Porta Falsa e da Torre do Facho. É uma casa simples de arquitetura tradicional, com apenas 1 piso, de planta em forma de L e regular, vãos de lintel reto sem moldura e uma inscrição no lintel: "JHVS Avé Maria". A sua data de origem deverá estar perto do séc. XIV, tendo em conta as ombreiras da porta e a inscrição em gótico cursivo. Atualmente esta é uma casa de turismo.

  • A CASA COM JANELA MANUELINA - É um edifício residencial de planta retangular, com dois pisos, escada exterior com guarda de pedra, balcão e vãos de lintel reto sem moldura saliente. Exibe, como particularidades, uma janela manuelina com arco, uma porta com ombreiras biseladas, uma mísula para suporte de vasos e uma cruz gravada.

  • CASA DA CÂMARA E CADEIA - A Antiga Casa da Câmara e Cadeia fica situada no Largo do Pelourinho e a sua construção é do século XVI, tendo em conta as armas manuelinas e a datação atribuída ao pelourinho. O edifício tem dois pisos, sendo o piso inferior a cadeia e o superior a Câmara. A planta é retangular simples, com dois compartimentos por piso. Os vãos são de lintel reto, sem moldura saliente. Curiosamente, o piso inferior é encravado na muralha. Em 1855, com a extinção do concelho de Sortelha, o edifício foi transformado em escola primária, recentemente desativada. Atualmente funciona no edifício a Junta de Freguesia.

  • CASTELO E MURALHAS - O Castelo é considerado um Monumento Nacional, desde 1910. A sua situação geográfica permite-lhe um controlo do vale. É possível que no local existisse um castro pré-romano. Na Idade Média o repovoamento da zona ocorre no século XII com D. Sancho I e em 1228 D. Sancho II concebeu-lhe foral e foi nesta época que construíram o castelo. É um castelo do estilo românico-gótico, com intervenção pontual do manuelino. As muralhas foram construídas tendo por base a técnica de construção que consistia no levantamento de duas paredes fortes e paralelas, que eram seguidamente cheias com pedra grossa e gravilha. A cidadela fica fora do perímetro das muralhas, a sul deste, com uma torre de menagem, de planta quadrada, no centro do recinto. Exibe apenas uma abertura a sul (portal de arco de volta perfeita), três seteiras e merlões retangulares. Possui ainda duas portas: a Porta do Castelo e a Porta Falsa. A primeira apresenta balcão com mata-cães e, ao lado, as armas reais de D. Manuel I com esferas armilares. Tradicionalmente este balcão é apelidado de Varanda de Pilatos. O perímetro amuralhado da vila apresenta um traçado ovalado irregular. A muralha assenta, em vários locais, diretamente no afloramento rochoso e não possui merlões. Apresenta quatro portas que permitiam fazer a ligação com o exterior: Porta da Vila ou Porta do Concelho, Porta Nova, Porta Falsa e outra Porta Falsa junto ao castelo. Existe ainda uma outra torre, a Torre do Facho, de planta quadrada, desprovida de vãos. Entre as particularidades do castelo destacamos a ausência de merlões nas muralhas, o torreão de planta circular sobre o adarve, portas com arco quebrado, outras de volta perfeita e a "vara" ou "côvado" (medidas padrão) na Porta Nova. Estas antigas medidas medievais, a "vara" e o "côvado", foram aí mandadas colocar pelo rei. Tinham como função servir de marcas de aferição para as feiras que aqui se realizavam. Na Época Moderna (séculos XVII-XVIII) começou a desenvolver-se o arrabalde exterior à povoação, inicialmente no seguimento da saída que ligava ao Sabugal. Posteriormente disseminou-se pelas vertentes e foi-se afastando das muralhas. Desenvolve-se relativamente distante do núcleo amuralhado e é caracterizado sobretudo por solares. As tropas napoleónicas passaram por Sortelha e, na sequência dos combates que aqui travaram, dinamitaram parte da muralha do castelo. Assim, se estivermos localizados no Largo do Corro voltados para a Porta da Vila é possível observar à esquerda desta uma parte da muralha recentemente reconstruída. Este monumento Nacional foi recentemente valorizado no âmbito das Aldeias Históricas de Portugal.

NÃO TE MOSTRÁMOS MAIS, MAS HÁ MESMO MUITO MAIS COISAS PARA VER, DESCOBRE TUDO NESTE LINK:  ALDEIA HISTÓRICA DE SORTELHA

Curiosidades

Além de ser uma Aldeia Histórica de Portugal, Sortelha é uma das mais belas vilas portuguesas. Faz parte do principal património do Sabugal, juntamente com as Termas do Cró e o Castelo do Sabugal (referido na apresentação do separador das Publicações Históricas no post do Sabugal). 

Atualmente, Sortelha é a aldeia que aparece na novela da TVI "Bem Me Quer". Há poucos dias também esteve lá em direto o programa "Aqui Portugal" da RTP.

Sortelha deixou de ser conhecida assim como muitas outras aldeias do interior em que, cada vez mais as pessoas se mudam para cidades mais conhecidas, como a capital, e esquecem as aldeias.

Galeria

E aqui ficam algumas fotos de Sortelha

Deixa-nos o Teu Comentário Privado

Tal como no final de cada artigo podes comentar com um (ou mais) comentário(s) público(s), mas também nos podes deixar um comentário privado só para nós vermos. Podes colocar o teu nome (opcional) e a tua mensagem. 

Diz-nos aqui o que achaste desta nossa nova INVESTIGAÇÃO CHP.

• GRUPO CEN∆S PORTUG∆L •  CRIADO ORIGINALMENTE EM 2019 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora